O Muro das Lamentações

quarta-feira, julho 07, 2004

"Lágrimas de vitória e de... derrota"

Sofri este Euro 2004 como todos os portugueses.
A primeira derrota com a Grécia, não me fez perder o ânimo, mesmo contra aqueles que não acreditariam na passagem aos quartos-de-final. Depois "armei-me" com a camisola, cachecol e até um lenço de cabeça, na fé que a aquela "raça" que conhecemos viria a aparecer.
Primeiro foi a Rússia, depois a Espanha, e o país estava rendido. Quanto ao meu (frágil) coração, batia à média de 140 batimentos por minuto! Contra a Inglaterra, estava com cãibras nas mãos, estômago dormente e só vi os penalties porque não me conseguia levantar do sofá (estava "tonto que nem um rato").
No final, abracei-me ao meu pai e comecei a chorar (como um bebé) pela angústia de sofrer tanto, ele disse-me: -"Deixa sair tudo... chora à-vontade. Faz bem!"!
Contra a Holanda, tinha acabado de chegar a S. Miguel e só tive tempo de chegar ao hotel, tinha já o jogo começado! Com calma vi a vitória fantástica e nunca duvidei que iríamos estar na final... nem mesmo com o golo de Jorge Andrade (na baliza errada), nem com a ameaça (no livre) de Van Hooijdonk.
Finalmente... na final (passo a redundância), não tinha um grande feeling na partida, nem tinha a emoção de levantar-me a cada jogada de possível perigo. Não tinha vestidos os meus ornamentos da selecção e, talvez por isso, sinto-me um pouco culpado da derrota (mais que Durão Barroso).
Depois do apito final, retirei-me de casa e encontrei um senhor, na entrada do café ao lado, sozinho e a chorar desalmadamente. Pisquei-lhe o olho esquerdo e fiz uma cara do tipo: "paciência, fica para a próxima” e dei-lhe uma palmada no ombro. Fui-me embora e ele lá continuava a chorar. Cheguei ao carro e comecei a chorar também, até quando conduzia!
Mais campeonatos virão, e sei que Portugal estará lá para dar-nos a alegria suprema de ser campeão... seja ele do Mundo ou da Europa.
Obrigado Scolari!
Eu conto contigo, se bem que neste país passa-se num instante de besta a bestial, e vice-versa.
Foram estas as minhas lágrimas de vitória e de... derrota!

Só por isso... já ganhámos!

2 Comments:

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Anonymous Anónimo, at 10:57 da tarde  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Anonymous Anónimo, at 11:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home